domingo, 12 de junho de 2011
Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis
Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Os perigos do relativismo moralLição 11 - Família melhor com ela
Deus criou o universo com toda a sua estrutura e...
Texto bíblico: Gênesis 2.4-25
PROJETO E PROPÓSITO DA FAMÍLIA EM DEUS
Deus criou o universo com toda a sua estrutura e criou o planeta Terra – o único que possui vida – com seus mares, plantas e animais. Por último, o Senhor criou o homem, um ser racional, com capacidades infinitamente superiores aos demais seres vivos, para governar o mundo.
Diz a Bíblia Sagrada: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem” (Gn 1.27,28a). Deus criou um homem e uma mulher, ou seja, sexos diferentes, para que a família levasse adiante seu projeto divino de povoar o planeta e assim perpetuar a humanidade. O Senhor estabeleceu este princípio e, apesar da complexidade da vida, ela ocorre de maneira tão simples e espontânea que até achamos estranho um casal sem filhos.
Além de garantir a preservação da humanidade, a família traz equilíbrio à sociedade como um todo. Isso porque a estrutura familiar, devidamente composta por pai, mãe e filhos independentemente da fé, tem, em si, a benção de Deus, já que essa foi prometida pelo Senhor, primeiro na criação (“Depois o Senhor disse: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.”
“É por isso que o homem deixa o seu e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa” (Gn 2.18,24)); e depois através da promessa feita a Abraão (“[...] e em ti serão benditas todas as famílias da terra”; Gn 12.3b – Almeida Revista e Corrigida). Assim, a sociedade que preza pelos valores (bons costumes) familiares, tem a garantia da bênção de Deus e mais qualidade de vida, pois observa um princípio imutável estabelecido pelo Criador. A própria vida social como um todo (trabalho, educação, lazer, convivência), é melhor em uma sociedade que possui famílias estruturadas, pois sua forma de governo sempre beneficiará as pessoas e não o indivíduo.
Texto extraído de: Lições Bíblicas de Adolescentes: “Adolescentes Vencedores: Vivendo em Família”. Rio de Janeiro: CPAD.
0 Comments:
Post a Comment